A Moradia
A escolha do container como abrigo das residências e espaços compartilhados veio da leitura do que há de mais abundante na Cidade de São Paulo: Lixo.
Assim o lixo da construção civil, nos pareceu mais sustentável a esta aplicação, analisando o ciclo completo das opções e também analisando as possíveis desvantagens e desafios da escolha desse tipo de moradia.
Analisamos o uso de materiais de bioconstrução e nos deparamos com alguns entraves legais para o uso efetivo nesta cidade, bem com entendemos que a pegada integral do uso de materiais com terra e palha poderia ser maior pela escassez de terra boa e descontaminada e de proximidade com área rua para buscar os demais materiais naturais.
Possíveis Desvantagens e Desafios:
-
Desmistificar o uso de container para habitação como uma opção fria e dura (linguagem pouco utilizada em assentamentos sustentáveis rurais e com grande aumento de uso em assentamentos novos em áreas urbanas);
-
A análise do processo de fabricação desses containers;
-
Análise laboratorial do container para checar se há algum tipo de contaminação.
Possíveis Vantagens:
-
Proximidade da cidade de São Paulo com o porto de Santos;
-
Por São Paulo ser a rota de maior escoamento e abastecimento logístico (uso e descarte de contêineres) do país;
-
Pela crescente aplicabilidade do seu uso para habitação na Europa e EUA e que aos poucos está sendo difundido no Brasil.





