top of page

Sistema hídrico

 

 

 

Plano (A) - Mapa de Captação de Águas Pluviais, Abastecimento, Apropriação e Saída.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O esquema acima demonstra a captação da água da chuva e o aproveitamento da mesma de forma auto suficiente dentro da Ecovila Urbana.

A captação de Água de chuva na cidade de São Paulo, de acordo com a legislação incidente, ele não somente é permitida, como ela é também exigida pela Prefeitura.

 

Plano (B)

 

Em época de escassez de água (assim como esgoto), será adotada a utilização de abastecimento da Rede Pública (Sabesp), com conceitos pré determinados de uso consciente.

*(Atividades circundadas em Negrito Vermelho dentro do MindMap)

 

 

Captação e Absorção das Árvores

O terreno da Ecovila Urbana tem a área de 2.432m2 (38X64), sendo aproximadamente 30% desta área coberto pelas copas das árvores.

 

As árvores, através de seus processos naturais, absorvem grande parte das águas da chuva, trazendo vários benefícios ao ecossistema, tais como:

  • As raízes mantém o solo fofo, o que melhora a absorção e também servem de canais para levar a água aos lençóis freáticos;

  • Proteção do solo, absorvendo o impacto da chuva no solo, evitando a erosão;

  • Umidificar o solo;

  •  Barreira natural aos ruídos externos e também da poluição;

  •  Abrigo de animais;

  •  Produção de frutas.

 

 

 Esta condição do terreno garante naturalmente a absorção da água da chuva, enriquecendo o solo de nutrientes e alimentando os lençóis freáticos.

 

 

Ocupação do Terreno

As implantações dos Containers no terreno, sugerem que aproximadamente 635m2 do terreno sejam ocupados pelas edificações das habitações e espaços compartilhados.

 

 

Cálculo Pluviométrico da Região

 

Levando em consideração que na cidade de São Paulo o índice Pluviométrico Anual é de 1.200mm, com o sistema de aproveitamento de águas da chuva através dos telhados das edificações (aprox. 635m2), podemos garantir a captação de aproximadamente 760.000 mil litros de água anualmente.

Toda água captada das chuvas através dos telhados, será armazenada em Cisternas adjacentes que antes de abastecidas, passam por um processo de filtragem, através de tanques com areia e outros minerais, podendo assim ser utilizadas em diversos usos, como por exemplo: Banho, Lavanderia, Regar Jardim, Torneiras/Pias e Vasos Sanitários.

Ainda assim é possível conseguir um Reuso da água dos banhos na utilização dos vasos sanitários, criando um reservatório para acúmulo desta água, que também passa por um processo de limpeza/filtragem antes de ser usada nas descargas.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Telhado Verde

O Telhado Verde neste projeto em específico possui algumas funções essenciais, tais como:

  • Termo Acústico : pelo fato dos Containers serem de Metal, ameniza o calor pela incisão dos raiz de Sol e evita o atrito da água no impacto da chuva;

  • Pré filtragem da água que será enviada para o tanque de areia (filtragem) e armazenada pelas Cisternas;

  • Estética.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Isolamento Térmico das Paredes

Escolhemos o modelo de container que já contempla o isolamento térmico e acústico na sua estrutura. Ainda assim, posionamos as habitações para que todas as faces recebam determinada insolação.

Poderemos ainda utilizar fechamento em réguas de madeira de demolição na área externa de alguns containers resultando em uma estética mais natural e orgânica.

 

 

Tratamento de Esgoto (Aquatron)

Plano (A)

O modelo Aquatron para o tratamento de Esgoto (Resíduos), em seu processo oferece um aproveitamento quase que integral, separando o líquido (Água Cinza), que retornará para o sistema de filtragem, podendo assim ser reutilizada em seus diversos usos.

Já os resíduos sólidos, tratados por bactérias e Minhocas serão somados aos resíduos de compostagem dos alimentos, servindo de adubo para as hortas e jardins.

 

Plano (B)

         Uso da Rede de capitação de Esgoto da Sabesp, no caso de alguma manutenção, ou pane do Plano (A).

 

 

Biovaletas

Através das Biovaletas Permeáveis e Impermeáveis são construídos a partir fendas abertas no solo, preenchidos de cascalhos maiores nos fundos e gradativamente menores até chegar a superfície, podendo ser coberto com vegetação, ou até mesmo pedriscos, compondo assim o Paisagismo do Projeto/Terreno.

 

 

Biovaletas Permeáveis

 

As Biovaletas Permeáveis terão um papel importante de absorção das águas da chuva, evitando o encharque do terreno na época de muita chuva, alimentarão o solo e também lençol freático.

Outros elementos de Paisagismo Permeável são os Jardins de Chuva, normalmente construídos em locais estratégicos, com aproveitamento do declive do terreno irão recolher a águas da chuva, evitando alagamento do solo.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Biovaletas Impermeáveis

 

As Biovaletas permeáveis por sua vez se apropriam das águas Pluviais que são canalizadas também através da Lei da gravidade, aproveitando do declive do terreno.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Microbacia de infiltração

 

Será localizada na parte mais baixa do terno, na zona de preservação.

Uma área de infiltração onde será percolada toda a água de drenagem captadas pelas biocanaletas que cortam todo o terreno.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Jardins de chuva

 

Implantaremos jardins de chuva ao longo da via de acesso da Ecovila para captar as aguas de drenagem do ponto mais alto do terreno, onde parte será infiltrada no solo e o excedente sairá por ladrão para as biocanaletas até a microbacia de infiltração no ponto mais baixo.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Controle para os Mosquitos

 

Os Cálculos de vazão para as biovaletas permeáveis e não permeáveis, devem ser feitos para garantir que a água não fique parada, ou seja, que percole ou que vaze totalmente em 72h, o que inclui o cuidado também com a profundidade da vala, quanto mais profundo mais propício ambiente proliferação dos mosquitos. Como figura abaixo:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Piscinas Naturais

 

As Piscinas Naturais, irão receber e tratar inicialmente as águas absorvidas pelo solo através das Biovaletas Impermeáveis e também de outras fontes, como Banho, torneiras, tanques, máquina de lavar, etc., (Água Cinza), antes de serem encaminhas para os filtros de tanque de areia que antecedem as Cisternas, podendo assim ser reutilizadas, tornando o processo cíclico e eficaz.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Rede estrutural Hídrica da Região

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

bottom of page