top of page

Sistema de Energia

Abastecimento energia renovável da Ecovila Urbana

 

 

Energia Solar para Aquecimento da Água (Painéis Solares)

 

 

Plano A

 

Via teto solar: as placas modulares instaladas nas coberturas das edificações serão direcionadas estrategicamente na posição onde receba a maior quantidade de raios solares durante o dia/ano.

O sistema de abastecimento foi calculado para 14 famílias, em suas distintas ocupações, traduzidos em 4 blocos com 3 Containers. Sendo assim a ocupação máxima da Ecovila Urbana é de 46 pessoas.

  • 46 pessoas + 20% de coeficiente de segurança de consumo, considerando que 1m2 de painéis é o suficiente para aquecer 100 litros de água diariamente e que o gasto normal de um banho são de 50 litros, precisaríamos de aproximadamente 30m2 de painéis solares, distribuídos nas 4 torres de Containers para aquecer a água do banho total da Ecovila Urbana, estimado assim 8m2 de placas solares para cada torre.

  • Um detalhe que implica no investimento inicial é a necessidade do uso de canos de cobre nas instalações primárias do sistema, garantindo assim a pouca manutenção e durabilidade das instalações.

 

 

 

Plano B

Utilização independente, quando necessário, ou adicional a capitação de Energia Solar (Plano A), através do uso de Bujão de Gás Butano com o uso de aparelhos de aquecimento de passagem.

 

 

Plano C

Ligação independente, ou complementar com a Rede Elétrica Pública da AES ELETROPAULO para usar energia da rede quando faltar energia das placas solares. E caso haja excedente da produção de energia renovável, a mesma poderá ser vendida para a concessionária.

 

 

 

Energia Solar – Fotovoltáico

 

Plano A

 

Via teto solar: as placas modulares instaladas nas coberturas das edificações podem ser direcionadas estrategicamente na posição onde receba a maior quantidade de raios solares durante o dia/ano.

O sistema de abastecimento seria calculado para 14 famílias, em suas distintas ocupações, traduzidos em 4 blocos com 3 Containers. Sendo assim a ocupação máxima da Ecovila Urbana seria de 46 pessoas.

  • 46 pessoas + 20% de coeficiente de segurança de consumo, considerando que 4m2 de painéis é o suficiente para gerar energia para cada família, precisaríamos de aproximadamente 58m2 de painéis solares, distribuídos nas 4 torres de Containers para aquecer a água do banho da total da Ecovila Urbana, estimado assim 15m2 de placas solares para cada bloco.

  • As placas fotovoltaicas, tem um investimento inicial bastante elevado e mesmo com a baixa manutenção do equipamento o prazo médio para retorno do investimento são de aproximadamente 20/25 anos.

*Caso haja um excedente na capitação de energia, a mesma poderá ser revertida ao Rede Publica (Eletropaulo) e em troca a Ecovila consegue obter descontos que serão abatidos nas futuras contas.

 

Plano B

Ligação independente, ou complementar com a Rede Elétrica Pública da AES ELETROPAULO para usar energia da rede quando faltar energia das placas solares.

Áreas Comuns

As áreas comuns serão distribuídas por Containers, terá seu próprio abastecimentos de Energia e Calor através de placas solares, conforme as torres de habitações.

Devido ao uso diferenciado e alternados das Áreas Comuns, estimamos a metade do consumo (50%) em relação aos blocos Habitacionais, sendo assim teríamos:

4m2 de painéis solares para aquecimento da água para cada Container de Área Comum.

7m2 de painéis solares para gerar energia para cada Container de Área Comum.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

bottom of page